Página inicial > Myralis Class > Artigos > nutrição em adolescentes

Nutrição em adolescentes

Nessa revisão sistemática escrita por Lassi Z, et al., (2017)1 publicada na revista Ann N Y Acad Sci. avaliando diferentes suplementos alimentares e os seus benefícios em diferentes idades de adolescentes.

A adolescência é uma fase crítica do ciclo vital, sendo necessária uma nutrição adequada para o crescimento e desenvolvimento adequado dos indivíduos e de seus descendentes. Aqui, revisamos de forma abrangente todas as revisões sistemáticas publicadas (até outubro de 2016) sobre adolescentes (10-19 anos) e mulheres em idade reprodutiva, incluindo mulheres grávidas, que visavam intervenções relacionadas à nutrição. Para intervenções onde não havia revisão sistemática existente em adolescentes, revisamos estudos/ensaios primários. Incluímos intervenções sobre suplementação de micronutrientes (ferro, ácido fólico, ferro-ácido fólico (IFA), cálcio, vitamina D, vitamina A, zinco, iodo e múltiplos micronutrientes), suplementação alimentar/proteica energética, educação nutricional para adolescentes grávidas, obesidade prevenção e gestão e gestão da diabetes gestacional. Identificamos um total de 35 revisões sistemáticas, das quais apenas cinco foram realizadas em adolescentes, e 107 estudos primários em adolescentes. Nossa revisão sugere que a suplementação de ferro sozinho, IFA, zinco e múltiplos micronutrientes em adolescentes pode melhorar significativamente a concentração de hemoglobina sérica. Enquanto a suplementação de zinco em adolescentes grávidas mostrou melhorias no parto prematuro e baixo peso ao nascer, encontramos uma escassez de estudos sobre suplementação de cálcio, vitamina D, vitamina A e iodo. Encontramos evidências limitadas sobre a suplementação energética alimentar/proteica em adolescentes. As intervenções para prevenir e controlar a obesidade mostraram um impacto não significativo na redução do índice de massa corporal. Esta revisão ressalta a importância das intervenções de nutrição de adolescentes. É imperativo que os países planejem intervenções nutricionais, particularmente para adolescentes.

Referência:

  • Lassi ZS, Moin A, Das JK, et al. Systematic review on evidence-based adolescent nutrition interventions. Ann N Y Acad Sci. 2017;1393(1):34-50.
nutrologia
clinica medica
endocrinologia
pediatria
clínica geral
endocrinologia pediátrica