Varizes: um perigo discretoVarizes: um perigo discreto As varizes que comumente afetam as pernas são muito conhecidas e normalmente dispensam qualquer apresentação. Entretanto, elas são apenas uma parte, um estágio, de uma doença muito mais complexa intitulada Insuficiência Venosa Crônica (IVC).
Estudos apontam que cerca de uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens vão apresentar algum grau da doença ao longo de sua vida.
Por ser uma doença crônica e evolutiva, algumas destas pessoas podem chegar a estágios mais avançados da doença onde ocorrem alterações irreversíveis.
Tais alterações compreendem desde um escurecimento, descamação e ressecamento da pele, geralmente acompanhadas de piora dos sintomas como dor, queimação e inchaço, podendo ocorrer a abertura de feridas nas pernas que podem demorar anos para cicatrizar. No outro extremo temos os pequenos vasos dérmicos chamados telangectasias (ou simplesmente vasinhos) que têm um apelo principalmente estético, ao menos no início.
Então, mesmo a presença discreta de algumas poucas varizes, significa que você pode ter complicações no futuro, impactando em seu estilo de vida, fazendo com que você precise rever hábitos e costumes. Informe-se, previna-se e trate as varizes para ter mais saúde e bem-estar.
Leia esse artigo e saiba mais sobre as varizes.
Conteúdo exclusivo para profissionais da saúde cadastrados
Você precisa entrar com sua conta para ter acesso a este conteúdo.
Conteúdo exclusivo para profissionais da saúde cadastrados
Você precisa entrar com sua conta para ter acesso a este conteúdo.