Página inicial > Myralis Class > Artigos > varizes: um perigo discreto

Varizes: um perigo discreto

Varizes: um perigo discreto

As varizes que comumente afetam as pernas são muito conhecidas e normalmente dispensam qualquer apresentação. Entretanto, elas são apenas uma parte, um estágio, de uma doença muito mais complexa intitulada Insuficiência Venosa Crônica (IVC). Estudos apontam que cerca de uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens vão apresentar algum grau da doença ao longo de sua vida. Por ser uma doença crônica e evolutiva, algumas destas pessoas podem chegar a estágios mais avançados da doença onde ocorrem alterações irreversíveis. Tais alterações compreendem desde um escurecimento, descamação e ressecamento da pele, geralmente acompanhadas de piora dos sintomas como dor, queimação e inchaço, podendo ocorrer a abertura de feridas nas pernas que podem demorar anos para cicatrizar. No outro extremo temos os pequenos vasos dérmicos chamados telangectasias (ou simplesmente vasinhos) que têm um apelo principalmente estético, ao menos no início.
Então, mesmo a presença discreta de algumas poucas varizes, significa que você pode ter complicações no futuro, impactando em seu estilo de vida, fazendo com que você precise rever hábitos e costumes. Informe-se, previna-se e trate as varizes para ter mais saúde e bem-estar. Leia esse artigo e saiba mais sobre as varizes.

O que são varizes, mesmo?

Varizes são veias que se dilatam, deformam e perdem, de forma parcial ou total, a capacidade de transportar o sangue pelo corpo. Quando se tornam visíveis através da pele, aparentam uma cor azulada ou arroxeada. São mais comuns ao longo das pernas em pessoas que precisam ficar muito tempo em pé.

Em que parte do corpo podem ocorrer varizes?

O corpo todo é vascularizado, em tese as varizes poderiam ocorrer em qualquer parte do corpo. Entretanto, não é isso que acontece. Existem algumas partes do corpo onde as varizes costumam ocorrer mais.

Pernas

Nas pernas, o sistema vascular pode ter varizes superficiais e/ou profundas. Essas veias deixam de fazer sua função de maneira suficiente. As pernas são o lugar do corpo onde é mais comum o surgimento de varizes. Nelas, o sistema vascular pode ter varizes superficiais e/ou profundas. Não é correto o uso do termo "varizes internas”, pois todas as varizes são internas.

Esôfago

O esôfago liga a garganta ao estômago, e é possível a ocorrência de varizes nas paredes do esôfago, chegando até ao estômago. O risco para a saúde pode ser menor ou maior, dependendo do calibre da veia. Quanto mais calibrosa a veia, ou seja, quanto mais sangue ela transporta, maior o risco para a saúde.

Pelve

As varizes pélvicas ocorrem mais nas mulheres, ao redor de seus órgãos reprodutivos. Podem ocorrer próximas ao útero, às trompas e aos ovários, causando dores e riscos específicos. Essas varizes só podem ser diagnosticadas com exames avançados.

Quais são as causas das varizes?

Apesar das várias teorias, ainda não há um consenso sobre a origem das varizes, mas sabemos que existem alguns fatores de risco (alguns modificáveis e outros não) para o desenvolvimento e piora da doença:

• Tendência familiar: parentes próximos (avós, pais e irmãos) com varizes, indicam um risco maior

• Obesidade

• Sedentarismo: o movimento é muito importante na circulação das pernas

• Múltiplas gestações

• Uso de anticoncepcionais

• Trabalho em pé

• Gênero: mulheres tem uma chance maior de desenvolver varizes • Idade: com o passar dos anos, aumenta a incidência de insuficiência venosa crônica (IVC)

• Tabagismo: o papel do cigarro não está estabelecido, mas suas graves implicações sobre o sistema circulatório encorajam seu desuso.

• Uso de sapatos de salto alto: o sapato de salto muito alto diminui a mobilidade da perna podendo prejudicar o retorno venoso. Apesar de não haver comprovação científica, é aconselhável, para as pessoas que permanecem muito em pé, evitar o uso de salto demasiadamente alto.

• Trombose venosa: dificulta o retorno do sangue de forma temporária ou permanente, podendo levar ao desenvolvimento de varizes no curto prazo e IVC no longo prazo.

Quem tem varizes pode fazer esporte?

É sempre importante verificar com um médico vascular. Entretanto, em linhas gerais, esportes que exigem muita força das pernas devem ser evitados, como esqui, remo e vela, por exemplo. Já os esportes de baixo impacto, como caminhada, natação, dança e pilates, por exemplo, podem inclusive ajudar a melhorar a circulação corporal como um todo.

Quais os principais sintomas das varizes?

Talvez os primeiros sintomas das varizes sejam apenas visuais. Uma atenção especial aos praticantes de esporte, pois o cansaço normal das pernas pode se confundir com os sintomas de problemas no sistema circulatório. É muito importante que esportistas visitem um médico vascular regularmente para cuidar das varizes de forma preventiva. Se os sintomas evoluírem para alguns desses da lista abaixo, considere consultar um médico vascular. Vamos à lista?

Dor nas pernas, mais no final do dia Sensação de pernas pesadas

Coceira no local

Tornozelos inchados

Pés inchados

Perna inchada (sintoma de maior gravidade)

Tornozelos avermelhados ou arroxeados (sintoma de maior gravidade)

Quais são os riscos adicionais das varizes?

As varizes, em princípio, não são uma condição séria e não é todo caso que precisa de tratamento. Entretanto, é possível evoluir para problemas mais sérios. Alguns desses problemas mais sérios são as manchas nas pernas, feridas nas pernas, flebites, e as temidas, e perigosas tromboses. Então, apesar de no início as varizes não representarem maiores riscos, sua evolução é muito danosa para o paciente.

Como é feito o diagnóstico preciso das varizes?

O diagnóstico das varizes vai depender de um exame visual do médico, da descrição do paciente e também de exames. Antes de ir ao médico vascular, repare em possíveis sintomas, em que momento do dia, da semana ou do mês eles aparecem com mais frequência. Informe o médico a respeito de detalhes da sua rotina, pois isso irá ajudá-lo a formar uma ideia mais precisa do caso. É importante chegar até o estágio do exame para que providências possam ser tomadas, tanto em relação a procedimentos quanto no que diz respeito ao estilo de vida da pessoa.

Quais exames detectam varizes?

Existem alguns exames para o diagnóstico de varizes. Cada vez mais a tecnologia evolui e oferece exames com diagnóstico mais preciso para cada caso. Seu médico solicitará o exame mais adequado para o quadro clínico. Veja aqui alguns exames que detectam varizes: Exame visual

Ultrassom

Ultrassom com doppler

Varredura dúplex

Venograma

Como tratar varizes?

O tratamento das varizes depende do grau de sua evolução. Nos casos simples, um ajuste de hábitos pode ser suficiente. Em casos graves, uma cirurgia pode ser a opção mais adequada. Sempre lembramos que apenas um médico vascular pode saber qual o tratamento ideal para cada caso. Vamos listar aqui alguns tratamentos que podem atenuar ou resolver o problema das varizes:

Controle de peso Exercícios físicos

Uso de meias de compressão

Não usar roupa apertada

Elevar as pernas no meio da jornada

Evitar posições que travem a circulação

Evitar ficar muito tempo na mesma posição

Evitar ficar muito tempo em pé

Evitar esportes que forçam demais as pernas

Escleroterapia

Cirurgia convencional

Cirurgia com anestesia local

Espuma eco-guiada

Laser Radiofrequencia


Como evitar varizes?

Para evitar, ou pelo menos reduzir o aparecimento das varizes, algumas atitudes podem ser tomadas. Nem sempre é fácil mudar hábitos pensando em evitar riscos que ainda estão no futuro, mas com o passar do tempo você irá perceber que foi melhor. Por exemplo, o uso prolongado de salto alto, ou sapatos de bico fino pode antecipar o surgimento de varizes. Ficar muito tempo na mesma posição, também. Para ajudar a adiar ou evitar o surgimento das varizes é importante ter uma rotina que preveja a prática regular de esportes — sempre ela, não é mesmo? —, e uma alimentação leve que não induza à obesidade, com baixo teor de sódio e alto teor de fibras. E aí? Você lembra das varizes quando decide como vai ser sua rotina?

Como melhorar os sintomas das varizes?

Quando a perna estiver cansada, pesada, inchada ou com dor em decorrência da presença das varizes, consulte seu médico a respeito de medicamentos que ajudam a aliviar o sintoma. O Venolise (Melilotus officinalis) oferece alívio para determinados casos, previamente diagnosticados.


Varizes “voltam?”

O processo de formação das varizes é contínuo, relacionado à genética e aos fatores de risco citados. Assim, é comum aparecerem novas varizes no decorrer do tempo. O tratamento das varizes deve ser contínuo, bem como esforços para evitar os fatores de risco modificáveis a exemplo do sedentarismo, obesidade, etc.

Referências

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/varize

https://saude.abril.com.br/medicina/varizes-saiba-por-que-surgem-e-como-tratar/

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/varizes/

https://www.mdsaude.com/cirurgia/varizes/

https://www.tuasaude.com/tratamento-de-varizes/

http://hospitalsaomatheus.com.br/blog/varizes-causas-sintomas-fatores-de-risco-e-tratamento/

http://www.blog.saude.gov.br/34909-o-que-causam-as-varizes

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/247_varizes.html

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/01/31/varizes-podem-piorar-no-verao-veja-como-prevenir.htm 

varise angiologia