Página inicial > Myralis Class > Artigos > suplementos alimentares e a qualidade do sono

Suplementos alimentares e a qualidade do sono

Chan V, & Lo K, realizaram uma revisão sistemática com meta-análise e publicaram na revista Postgrad Med J. em 2022, onde avaliaram o uso dos suplementos alimentares para a melhora da qualidade do sono.

Objetivo: Diferentes suplementos alimentares destinados a melhorar a qualidade do sono estão disponíveis no mercado, mas não houve uma revisão abrangente para avaliar a eficácia desses suplementos alimentares na qualidade subjetiva do sono. Nosso objetivo foi resumir evidências de pesquisas atualizadas e identificar os tipos de suplementos alimentares que melhoram a qualidade subjetiva do sono.

Métodos: Múltiplos bancos de dados (Ovid Emcare, Ovid MEDLINE (R) e Epub Ahead of Print, In-Process & Other Non-Indexed Citations e APA PsycInfo) foram usados ​​para pesquisar artigos publicados até agosto de 2020. As mudanças nos índices de qualidade do sono, intervenção duração e tamanho da amostra foram extraídos de cada artigo. Para analisar o efeito dos suplementos alimentares na qualidade do sono, foi adotado um modelo de efeitos aleatórios com diferença média (DM) e IC 95%. A heterogeneidade entre os estudos foi medida pela estatística I2. A qualidade dos estudos incluídos foi avaliada pela ferramenta de risco de viés da Cochrane.

Resultados: Trinta e um ensaios clínicos randomizados de suplementos alimentares foram incluídos. A qualidade subjetiva do sono foi significativamente melhorada pela suplementação de aminoácidos (MD -1,27, IC 95% -2,35 a -0,20; I2 = 0%), melatonina (MD -1,21, IC 95% -2,17 a -0,24; I2 = 79% ) e vitamina D (MD -1,63, IC 95% -3,15 a -0,10; I2=85%). Embora nem todos os estudos tenham fornecido dados adequados para meta-análise, também discutimos como a suplementação de magnésio, zinco, resveratrol e nitrato pode melhorar a qualidade do sono.

Conclusões: Os suplementos de aminoácidos, vitamina D e melatonina foram significativamente benéficos para melhorar a qualidade do sono. No entanto, alta heterogeneidade e amplos níveis de confiança foram observados em vitamina D e melatonina. São necessárias mais pesquisas sobre o efeito da suplementação de magnésio, zinco, resveratrol e nitrato na melhoria da qualidade do sono.

Referência

Chan V, Lo K. Efficacy of dietary supplements on improving sleep quality: a systematic review and meta-analysis. Postgrad Med J. 2022;98(1158):285-293.

nutrologia