Nos Estados Unidos, aproximadamente 1 em cada 7 adultos sofre de sinusite, o que resulta em custos médicos anuais de cerca de US$ 5,8 bilhões. Dessa forma, o tema desperta interesse e atenção não somente da classe médica, mas da população americana como um todo, sendo um tema recorrente nas redes sociais.
Muitos indivíduos recorrem indevidamente ao auto-tratamento e a mudanças no estilo de vida, como inalação de vapor, irrigações diversas e adoção de uma dieta anti-inflamatória. No entanto, a busca por informações sobre sinusite na internet, especialmente em plataformas de mídia social como o TikTok, pode levar a desinformação. Uma análise recente revelou que contas públicas no Twitter frequentemente disseminam informações incorretas sobre sinusite e agora, com o TikTok se tornando uma plataforma popular, a qualidade e a precisão das informações sobre saúde compartilhadas lá são uma preocupação crescente.
Em um levantamento recente publicado no OTO-Journal, foram analisados mais de 220 vídeos de alto impacto relacionados à sinusite no TikTok, que acumularam mais de 300 milhões de visualizações e 1 milhão de compartilhamentos, descobrindo que uma proporção significativa deles continha informações não factuais ou imprecisas. Menos da metade (45%) dos vídeos postados por influenciadores não médicos foram considerados verídicos, enquanto aqueles postados por profissionais médicos tendiam a ser mais educativos e precisos (figura 1).
Fig. 1: Análise da precisão de informações por tipo de criador de conteúdo (Dimitroyannis R, 2024)
Esses resultados ressaltam a importância de uma maior participação de profissionais de saúde nas plataformas de mídia social, visando fornecer informações precisas e educativas. Os autores convidam os especialistas a encontrarem maneiras modernas para disseminar conteúdos acurados sobre as doenças respiratórias.
Referências:
Dimitroyannis R, Fenton D, Cho S, Nordgren R, Pinto JM, Roxbury CR. A Social Media Quality Review of Popular Sinusitis Videos on TikTok. Otolaryngol Head Neck Surg. 2024 Mar 3.