A relação entre deficiência de vitamina D e diarreia infantil: uma revisão sistemática e meta-análise
Este estudo realizou uma revisão e meta-análise para investigar a relação entre deficiência de vitamina D e diarreia infantil. Foram incluídos 7 artigos na meta-análise. Os resultados mostraram uma associação significativa entre deficiência de vitamina D e diarreia em crianças de países em desenvolvimento. No entanto, os resultados sobre a associação com a duração ou recorrência da diarreia foram conflitantes. Conclui-se que a deficiência de vitamina D está associada à prevalência de diarreia, e sugere-se que estudos futuros explorem a relação causal, o impacto da deficiência de vitamina D na gravidade da diarreia e a eficácia dos tratamentos para a deficiência de vitamina D na redução da prevalência da diarreia.
LINK: https://bmcpediatr.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12887-024-04599-0
Avaliação do efeito do tratamento com vitamina D na função cardíaca em adolescentes não obesas com deficiência de vitamina D em Türkiye: um estudo transversal
Este estudo investigou o efeito da suplementação diária de 2.000 UI de vitamina D por 12 semanas na função cardíaca de adolescentes não obesas com deficiência de vitamina D. Após o tratamento, os níveis de 25(OH)D aumentaram acima de 20 ng/mL em 90,8% dos participantes, e houve redução nos níveis de paratormônio e fosfatase alcalina, além de aumento nos níveis de fosfato. Os exames ecocardiográficos revelaram melhorias em indicadores de função sistólica e diastólica, incluindo uma diminuição no índice de desempenho miocárdico nos ventrículos esquerdo e direito, e no septo interventricular. Conclui-se que a suplementação de vitamina D contribuiu positivamente para a função cardíaca desses adolescentes.