Página inicial > Myralis Class > Artigos > boletim vitamina d | mai/24

Boletim Vitamina D | Mai/24

Associação de vitamina D com gravidade da doença em lactentes com bronquiolite

Este estudo transversal teve como objetivo determinar a associação entre a gravidade clínica da bronquiolite e os níveis séricos de vitamina D em lactentes. Foram inscritos bebês com idade entre 1 mês e 12 meses, com diagnóstico de bronquiolite e controles saudáveis ​​que frequentavam a imunização de rotina. As características basais foram registradas, incluindo detalhes clínicos, gravidade da bronquiolite e evolução durante a internação hospitalar. O escore de gravidade da bronquiolite (BSS) foi usado para pontuar a gravidade. Uma amostra de soro de 1–2 ml foi obtida para estimativa dos níveis de vitamina D. Resultados mostraram que entre os lactentes com bronquiolite, 62,5% apresentavam insuficiência de vitamina D (≤ 20 ng/ml). Uma mediana de BSS significativamente mais alta indica que os bebês com insuficiência de vitamina D apresentaram doença mais grave ( p  = 0,019).

LINK: https://link.springer.com/article/10.1007/s00431-024-05513-7

O nível de vitamina D está inversamente relacionado à sensibilização a alérgenos para o risco de dermatite atópica na primeira infância

Este estudo investigou a relação entre os níveis séricos de vitamina D e o risco de sensibilização a alérgenos e dermatite atópica (DA) durante a primeira infância. Crianças com DA e controles saudáveis foram acompanhadas aos 0,5, 2 e 4 anos de idade. Os níveis de vitamina D foram medidos e analisados em relação à sensibilização a alérgenos e DA. Os resultados mostraram que crianças com DA tinham níveis significativamente mais baixos de vitamina D aos 2 e 4 anos, e uma maior prevalência de sensibilização a alérgenos em todas as idades. Houve uma relação inversa entre os níveis de vitamina D e a sensibilização a alérgenos aos 4 anos. Concluiu-se que a deficiência de vitamina D está associada ao aumento do risco de sensibilização a alérgenos, potencialmente aumentando a suscetibilidade à DA na primeira infância.

LINK:  https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1939455124000218

saúde infantil pediatria