Ícones: Resultados da pesquisa para Depressão - Flaticon
Link do artigo: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2666602225001028
Ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, duplo-cego sobre as contribuições da vitamina D no controle de fatores de risco cardiovascular, sintomas depressivos e risco de suicídio
Duas universidades do nordeste do Brasil realizaram a avaliação de pacientes com diagnóstico de depressão, para inclusão neste estudo. Foram recrutados 224 adultos entre 18 a 60 anos, sendo randomizados para um grupo placebo e um grupo de uso de vitamina D 50.000ui por semanas durante 6 meses, de forma duplo-cega. A avaliação dos sintomas depressivos, risco de suicídio e fatores de risco cardiovasculares como diabetes mellitus, hipertensão, insuficiência cardíaca, coronariopata, ateromatose carotídea e etc, foram feitas, tendo como resultado melhora dos níveis séricos de vitamina D e redução importante nos sintomas depressivos e no risco de suicídio. Em relação aos fatores de risco cardiovasculares alguns desfechos foram positivos, porém devido N pequeno, não se pode dizer que os resultados são realmente replicáveis a uma população maior. Também não houve acompanhamento a longo prazo para avaliação dos desfechos a longo prazo assim como de riscos de doses elevadas de vitamina D continuamente.
Mais estudos são necessários para realizar a validação dos dados apresentados em uma população maior assim como a dose mais adequada de uso a longo prazo.
Referência: Porto C, Petribu K, Barbosa N, Magalhães R, Lira C, Porto AB, Markman-Filho B, Lordsleem A, Calado E, Magalhães J, Sougey E, Silva T, Junio A, Bandeira F, Leão R. Randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial on the contributions of vitamin D in the control of cardiovascular risk factors, depressive symptoms and suicide risk. Am Heart J Plus Cardiol Res Pract. 2025 Nov;59:100599. doi:10.1016/j.ahjo.2025.100599.