A atividade física tem papel essencial no desenvolvimento humano em todas as fases da vida. Múltiplos estudos sugerem que a atividade física está relacionada a benefícios para a saúde na infância, considerada um momento de rápido desenvolvimento corporal, motor e cognitivo, além de ser uma ocasião importante para o estabelecimento de hábitos de vida saudáveis.1 O reconhecimento de que crianças ativas têm maior probabilidade de se tornarem adolescentes e adultos ativos fez com que fossem desenvolvidas diretrizes em vários países com recomendações para a atividade física desde os primeiros meses de vida.1
Em 2018, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou o plano de ação global a fim de gerar uma redução relativa de 15% na inatividade física em 2030.2 Para crianças e adolescentes, a atividade física oferece os seguintes benefícios para a saúde:2,3
- Melhora da forma física: função cardiovascular e muscular, redução da adiposidade
- Melhora da saúde cardiometabólica: pressão arterial, dislipidemia, glicemia e resistência à insulina
- Melhora dos desfechos cognitivos: desempenho acadêmico e função executiva
- Melhora da saúde mental: redução dos sintomas de depressão e ansiedade, melhora da autoestima
- Taxas menores de tabagismo, uso de álcool e drogas no futuro
- Melhora da densidade óssea, equilíbrio, funções motoras, reduzindo risco de quedas e lesões, no presente e futuro
- Melhora do controle motor fino, controle postural e posicionamento
- Tendência a permanecer ativo na vida adulta
- Melhora da interação social
- Colaboração com função imunológica e pulmonar
- Contribuição para a flexibilidade mental, importante benefício para prevenir transtornos do neurodesenvolvimento como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou do espectro autista
- Garantia de momentos de diversão e entretenimento ativos
Adaptado de: Chaput JP, et al. Int J Behav Nutr Phys Act. 2020 Nov 26;17(1):141.2 Cavinatto JN. Documento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria. 2021.3
O conceito de alfabetização física:
A alfabetização física inclui elementos essenciais e interconectados cuja importância relativa se altera ao longo da vida: a motivação e a confiança, a competência física, o conhecimento e a compreensão do valor das atividades físicas e a responsabilidade de permanecer ativo.4 (Figura 1)
Figura 1. Aspectos da alfabetização física
Adaptada de: Sport for Life. Canada’s physical literacy consensus statement. 2015.4
A alfabetização física compreende o desenvolvimento de habilidades fundamentais desde o início da vida. Essas habilidades estão divididas em:
- Locomotoras: andar, correr, saltar, correr e saltar, correr e chutar, rastejar
- Estabilizadoras: Equilíbrio
- Manipulativas: Quicar, driblar, lançar, agarrar, rebater, correr e saltar, chutar
O ensino desse conceito para crianças requer não apenas conhecer as habilidades de movimento, mas também reconhecer as características típicas de desenvolvimento em diferentes idades.3 Os precursores da alfabetização física são as habilidades motoras infantis, como agarrar, rolar, engatinhar, sentar-se, levantar-se, andar, entre outros; essas habilidades precisam ser incentivadas durante o primeiro ano de vida.5
Atividade física para crianças de 0 a 1 ano de idade
- O movimento regular é essencial para o desenvolvimento saudável do cérebro.5
- Para que uma criança atinja seu pleno potencial,o ambiente deve ser saudável e estimulante.5
- Brincar é uma atividade que dá prazer e a criança é motivada à repetição, praticando coordenação, tonicidade muscular,
- equilíbrio, noção espacial e temporal, bem como consciência de sua imagem corporal e de suas possibilidades de expressão 5
Abaixo, diretrizes de atividade física para crianças e adolescentes (5-17 anos de idade) determinadas pela OMS em 2020.
- Para crianças e adolescentes, a atividade física pode ser feita na residência, escola ou comunidade como parte do lazer (brincadeiras, jogos e esportes), educação física, locomoção (caminhar, bicicleta, patins ou skate) e tarefas da casa.
- As crianças/adolescentes devem fazer, em média, 60 minutos por dia de atividades físicas de intensidade moderada a forte, principalmente aeróbica, ao longo da semana.
- Atividades físicas aeróbicas de intensidade forte, assim como aquelas para fortalecer músculos e ossos, devem ser feitas pelos menos três vezes por semana.
Ainda é importante compreender que:
- Fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nada
- Se as atividades físicas das crianças/adolescentes não atenderem às recomendações na sua totalidade, ainda assim, fazer alguma atividade física vai trazer benefícios à saúde delas
- As crianças/adolescentes devem começar com sessões curtas e gradualmente aumentar a frequência, intensidade e duração dos exercícios
- É importante oferecer às crianças e adolescentes oportunidades seguras e equitativas, além de estímulo para que participem de atividades físicas que sejam agradáveis, variadas e adequadas a sua idade e habilidade
Adaptado de: Chaput JP, et al. Int J Behav Nutr Phys Act. 2020 Nov 26;17(1):141.2
Alguns dos principais exemplos das diferentes categorias de exercícios recomendadas estão resumidos abaixo6
- Exercícios aeróbicos: correr ou caminhar, nadar, dançar, andar de bicicleta, pular corda
- Exercícios de fortalecimento muscular: escalar árvores, cordas ou brinquedos do playground, fazer flexões, fazer ginástica olímpica/artística
- Exercícios de fortalecimento ósseo: pular, pular corda, praticar esportes como tênis, basquete e ginástica olímpica/artística
Adaptado de: US Department of Health and Human Services. Executive Summary. Physical Activity Guidelines for Americans 2nd edition.6 Michel J, et al. JAMA Pediatr. 2022;176(6):622.7
Referências
- Guerra PH, Souza Filho NA, Hardman CM, Martins CL, Queiroz DR, Silva LR, et National guidelines for physical activity in early childhood in American countries: a scoping review. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2021;26:1-9.
- Chaput JP, Willumsen J, Bull F, Chou R, Ekelund U, Firth J, et 2020 WHO guidelines on physical activity and
sedentary behaviour for children and adolescents aged 5-17 years: summary of the evidence. Int J Behav Nutr Phys Act. 2020 Nov 26;17(1):141.
- Cavinatto A importância da atividade física para crianças. 13 abr. 2021. Documento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em:
https://www.spsp.org.br/PDF/SPSP_NE_A%20importancia%20da%20ativ%20fis%20-13.04.2020.pdf. Acesso em: 28 nov. 2023.
- Sport for Canada’s physical literacy consensus statement. 2015. Disponível em:
http://physicalliteracy.ca/physical-literacy/consensus-statement/. Acesso em: 28 nov. 2023.
- Costa ACO, Faria AC, Domingos DS, Gomes DD, Cavinatto JN, Leite JES, et O exercício físico para a criança de 0 a 12 meses de idade. 22 fev. 2022. Documento científico da Sociedade Brasileira de Pediatria. Disponível em:
https://www.spsp.org.br/PDF/NE%20Ativ%20Fis_O%20exerc%C3%ADcio%20f%C3%ADsico%20para%20a%20crian
%C3%A7a.pdf. Acesso em: 28 nov. 2023.
- US Department of Health and Human Executive Summary. Physical Activity Guidelines for Americans 2nd edition. Disponível em: https://health.gov/sites/default/files/2019-10/PAG_ExecutiveSummary.pdf. Acesso em: 6 nov. 2023.
- Michel J, Bernier A, Thompson Physical Activity in Children. JAMA Pediatr. 2022;176(6):622.