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Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)

DEFINIÇÃO

•      O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é uma síndrome neurocomportamental caracterizada pela presença persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade1.

•      O transtorno interfere no desenvolvimento do indivíduo, podendo gerar distúrbios motores, perceptivos, cognitivos e comportamentais.

•      O TDAH é um transtorno que se inicia na infância e pode estender-se à idade adulta1.

•      O TDAH afeta a vida social, familiar, acadêmica e profissional2.

•       Cerca de 11% das crianças de idade escolar podem ter o transtorno e em aproximadamente 75% dos casos os sintomas permanecem na vida adulta2.

•      A identificação e o tratamento adequado são essenciais2:

•      O TDAH pode levar a fracasso escolar, estresse familiar, problemas com relacionamentos, abuso de substâncias, delinquência, lesões acidentais e fracasso no trabalho.

•      O TDAH é um distúrbio prevalente na infância e adolescência, e uma das principais causas de busca de atendimento em neuropediatria1.

•      O diagnóstico requer anamnese detalhada e exame físico completo, uso de escalas comportamentais e a consideração plena do diagnóstico diferencial1.

QUADRO CLÍNICO1,3

Há três apresentações principais do TDAH, mas os sintomas podem variar com o tempo, e o perfil de apresentação pode mudar com a idade3.

•       Desatenção 1,3

•       Atenção não sustentada;

•       Sem atenção aos detalhes, cometendo erros por descuido;

•       Dificuldade de seguir instruções;

•       Dificuldade de organização;

•       Esquecimento.

•       Hiperatividade e impulsividade1,3

•       Movimentação, agitação e fala excessiva;

•       Interrupção constante;

•       Impaciência.

•       Tipo combinado1,3 •     Características de desatenção, de hiperatividade e de impulsividade.

PREVALÊNCIA

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA mostra que 9,8% da população de crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos de idade foi diagnosticada com o transtorno entre 2016 e 20194.

Prevalência por idade4:

  • 3 a 5 anos: 2%
  • 6 a 11 anos: 10%
  • 12 a 17 anos: 13%

Prevalência por sexo4:

  • Meninas: 6%
  • Meninos: 13%

O TDAH não é um problema apenas de meninos4

  • As meninas têm, na sua maioria, sintomas de desatenção.
  • O diagnóstico não é feito ou é tardio, cerca de 5 anos mais tarde que em meninos.
  • Com a atenção à diferença de perfil, a proporção de diagnóstico entre meninos e meninas hoje é de 3:1.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico do TDAH é clínico e considera os critérios diagnósticos do Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, 5ª edição (DSM-V) 1,3. O paciente deve atender a pelo menos 6 dos 9 critérios relativos à desatenção e/ou no mínimo 6 dos 9 critérios relativos à hiperatividade (Quadro 1)1,3.

A

  1. Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção (duração mínima de 6 meses):
    1. Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras;
    2. Com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas;
    3. Com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra;
    4. Com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais;
    5. Com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades;
    6. Com frequência evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exigem esforço mental constante;
    7. Com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades;
    8. É facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa;
    9. Com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias.
  2. Seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade (duração mínima de 6 meses):
    1. Frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira;
      1. Frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado;
      2. Frequentemente corre ou escala em demasia em situações nas quais isso é inapropriado;
      3. Com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer;
      4. Está frequentemente “a mil” ou muitas vezes age como se estivesse “a todo vapor”;
      5. Frequentemente fala em demasia;

      Impulsividade (duração mínima de 6 meses)

      1. Frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas;
      2. Com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez;
      3. Frequentemente interrompe ou se mete em assuntos dos

      B Alguns sintomas de hiperatividade-impulsividade ou desatenção que causam prejuízo devem estar presentes antes dos 12 anos de idade.

      C Algum prejuízo causado pelos sintomas está presente em dois ou mais contextos (escola, trabalho e em casa, por exemplo).

      D Deve haver claras evidências de prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional.

      E Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de um transtorno invasivo do desenvolvimento, esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental.

Quadro 1. Critérios diagnósticos para Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (DSM-5)

Adaptado de: Andrade PFSM, Vasconcelos MM. Residência Pediátrica. 2018;8(Supl 1):64-71.1 American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 2014.3

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

O quadro 2 apresenta os diagnósticos diferenciais a serem considerados no TDAH1.

Epilepsia tipo ausência infantil Déficit auditivo

Déficit visual

Sequela de lesões cerebrais Síndromes genéticas Doenças neurodegenerativas

Causas psicossociais Doenças da tireoide

Toxinas ambientais e teratogênicas Distúrbios do sono

Transtornos neuropsiquiátricos Transtornos do aprendizado

Deficiência intelectual

Quadro 2. Diagnósticos diferenciais para o TDAH

Adaptada de: Andrade PFSM, Vasconcelos MM. Residência Pediátrica. 2018;8(Supl 1):64-711.

•       Uma revisão sistemática e metanálise brasileira recente mostrou que a  suplementação de ácido graxo ômega-3, EPA e DHA, pode contribuir de  maneira positiva para a diminuição dos sintomas do TDAH em crianças com  idade de 0 a 12 anos7.

•       Entretanto, a ação da suplementação pode ser influenciada por fatores como a dose diária do nutriente, o consumo de alimentos que são fontes dos ácidos graxos, os níveis sanguíneos alcançados e a relação de EPA:DHA nosuplem ento7.

PROGNÓSTICO

•       O tratamento multimodal com terapia medicamentosa, apoio psicológico e pedagógico, orientação nutricional adequados permite que cerca de 60% das crianças com TDAH se tornem adultos funcionais e adaptados ao transtorno1.

•       O prognóstico depende da precocidade e da qualidade da abordagem multimodal1.

 

Referências

  1. Andrade PFSM, Vasconcelos Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Residência Pediátrica. 2018;8(Supl 1):64-71.
  2. CHADD National Resource Center on ADHD. About ADHD. Disponível em: https://d393uh8gb46l22.cloudfront.net/wp-content/uploads/2018/03/aboutADHD.pdf. Acesso em: 6 dez.
  3. American Psychiatric Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5. Porto Alegre: Artmed; 2014.
  4. Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Data and Statistics About Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/adhd/data.html. Acesso em: 6 dez. 2023.
  5. Littman The Gender Myths (Or “Only Boys Have ADHD”). Attention Magazine, Aug 2021. Disponível em: https://chadd.org/attention-article/the-gender-myths/. Acesso em: 6 dez. 2023.
  6. Associação Brasileira de Déficit de Atenção. Publicado em 10 mai. 2017. Disponível em: https://tdah.org.br/tratamento/. Acesso em: 4 jul. 2023.
  7. Marques FMS, Aragão Neto JC, Goulart Filho Eficácia do ácido graxo Ômega-3 sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em crianças (0 a 12 anos de idade): uma revisão de literatura. Saúde e Desenvolvimento Humano. 2022;10(3).
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