Início Myralis Class Artigos passiflora incarnata e ansiedade

Passiflora Incarnata e Ansiedade

O maracujá (Passiflora incarnata L.) é uma planta perene que pode crescer até 10 m, com frutos comestíveis em forma de ovo. A fruta de baixa caloria (41–53 kcal/100 g) é uma rica fonte de vitaminas A, C, B1 e B2, bem como cálcio, fósforo e ferro. Passiflora incarnata é uma das espécies mais bem documentadas do gênero Passiflora com propriedades terapêuticas, contendo fitoquímicos preciosos com propriedades promotoras da saúde. O mais importante deles parece ser a crisina, devido aos seus efeitos neuroprotetores. As partes aéreas da planta, flores e frutos são usados para fins medicinais. Eles são creditados com efeitos anti-helmínticos, antiespasmódicos e ansiolíticos. O maracujá também é usado como remédio para queimaduras, diarreia, menstruação dolorosa, hemorroidas, em distúrbios neuróticos, insônia, para tratar a dependência de morfina, e pode ser útil em convulsões ou nevralgias também1,2,5.

A ansiedade é um distúrbio de saúde mental muito comum na população em geral e na atenção primária. Na Pesquisa Nacional de Comorbidade dos EUA Kessler de 1994 encontrou uma prevalência de um ano para transtornos de ansiedade de 17% e uma prevalência ao longo da vida de quase 25%3. Antes da pandemia, a prevalência de transtornos de ansiedade era de 9,3% no Brasil, no entanto, a literatura sugere que a crise da Covid-19 aumentou esses números, pois o país registrou maior prevalência da ansiedade 44,2%4.

Em uma revisão sistemática realizada por Janda K, et al (2020)5 que utilizou 9 ensaios clínicos que avaliaram o uso de Passiflora incarnata em pacientes com desordens neuropsiquiátricas e foi concluíram que a Passiflora incarnata tem o potencial de aliviar alguns sintomas de origem neuropsiquiátrica. Nenhum efeito adverso, incluindo perda de memória ou colapso das funções psicométricas, foi associado à administração de passiflora. O efeito ansiolítico de Passiflora incarnata é comparável a drogas como oxazepam ou midazolam. Consequentemente, parece ser um medicamento eficaz e seguro para reduzir a reatividade ao estresse, insônia, ansiedade e comportamentos semelhantes à depressão.

Referências Bibliográficas

  1. Patel, S. Passiflora Incarnata Linn: A phytopharmacological review. Int. J. Green Pharm. 2009, 3, 277–280.
  2. da Fonseca LR, Rodrigues RA, Ramos AS, et al. Herbal Medicinal Products from Passiflora for Anxiety: An Unexploited Potential. ScientificWorldJournal. 2020 Jul 20;2020:6598434.
  3. Miyasaka LS, Atallah AN, Soares BG. Passiflora for anxiety disorder. Cochrane Database Syst Rev. 2007 Jan 24;(1):CD004518.
  4. Souza ASR, Souza GFA, Souza GA, et al. Factors associated with stress, anxiety, and depression during social distancing in Brazil. Rev Saude Publica. 2021 Apr 9;55:5.
  5. Janda K, Wojtkowska K, Jakubczyk K, et al. Passiflora incarnata in Neuropsychiatric Disorders-A Systematic Review. Nutrients. 2020 Dec 19;12(12):3894.
ansiedadepassifloraincarnata psiquiatria