Deficiência de vitamina D materna e funções cognitivas: uma história sem fim
Revisão narrativa sobre os impactos da deficiência de vitamina D durante a gestação no desenvolvimento neural e cognitivo dos filhos. O artigo destaca os mecanismos epigenéticos envolvidos, as alterações morfológicas e funcionais relacionadas e as patologias envolvidas, com destaque para transtorno de hiperatividade e autismo.
Associação entre níveis de vitamina D e prevalência de obesidade em mulheres com infertilidade: um estudo transversal da pesquisa NHANES.
Os pesquisadores utilizaram o principal inquérito populacional sobre saúde e nutrição americano (NHANES) no período de 2013 a 2016 levantando parâmetros relacionados a infertilidade feminina em mulheres de 20 a 44 anos. Nesta população, baixos níveis de vitamina D foram associados com maior prevalência de obesidade, principalmente a abdominal. Os autores concluem pelo alerta em suplementar vitamina D em mulheres obesas inférteis.
Cálcio, zinco e vitamina D no leite materno: uma revisão sistemática com meta-análise
Revisão publicada na BMC/International Breastfeeding Journal inclui 508 artigos visando uma melhor estimativa dos conteúdos de cálcio, zinco e vitamina D no leite materno. A média encontrada para cálcio foi de 261 mg/L e a de zinco 2,57mg/L. Ambos nutrientes apresentam decréscimo quanto maior a duração da lactação (inclusive com sugestão de cálculo médio segundo os dias de vida do lactente). As concentrações médias de vitamina D foram de 58UI/L. Diversos fatores externos estão envolvidos na concentração de cada nutriente, principalmente dieta e suplementação.
Saiba mais!
Existe relação entre natimortos e baixos níveis de vitamina D na população? Um estudo de seguimento bi-nacional sobre fortificação de vitamina D.
Estudo de coorte conduzido na Finlândia e Suécia incluindo todos os registros de nascimento (vivos ou natimortos) no período de 1994 a 2021. As incidências de natimorto foram comparadas entre os períodos pré-fortificação e pós-fortificação alimentar com vitamina D de ambos países. Na Finlândia a fortificação foi incremental (2003 e 2009) enquanto na Suécia ocorreu em fase única (2008). A conclusão aponta que o aumento da fortificação alimentar de vitamina D está associada com 15% de redução em natimortos.
Leitura completa!
O polimorfismo do gene receptor de vitamina D e a propensão a Síndrome dos Ovários Policísticos
Estudo caso-controle conduzido no Egito incluindo 185 mulheres portadoras de SOP e 207 controles comparando dados clínicos, laboratoriais e genotipagem de 9 polimorfismos do gene receptor de vitamina D (VDR). Além das diferenças clínicas e laboratoriais já esperadas entre os grupos (IMC, FSH, testosterona, entre outros), o grupo portador de SOP apresentou maior índice de variações no gene VDR.