Página inicial > Myralis Class > Artigos > boletim vitamina d | ginecologia e obstetrícia

Boletim Vitamina D | Ginecologia e Obstetrícia

A relação entre a vitamina D e o desenvolvimento e tratamento do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma visão geral das revisões sistemáticas 

Esta revisão sistemática investigou o papel da vitamina D no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). Resultados mostraram que níveis maternos mais altos estão associados a menor severidade do TDAH nos filhos. Crianças com TDAH frequentemente apresentam deficiências de vitamina D, e a suplementação parece melhorar os sintomas. No entanto, são necessários mais ensaios clínicos para confirmar esses benefícios e guiar práticas clínicas eficazes no uso de vitamina D para o TDAH. 

Acesse o estudo completo pelo link: https://link.springer.com/article/10.1007/s40473-024-00278-7 

Associação de baixo nível de vitamina D e sepse neonatal precoce a termo; um estudo caso-controle 

O estudo investigou a relação entre os níveis de vitamina D e o risco de sepse neonatal precoce (EOS) em recém-nascidos. Foram comparados 45 casos de EOS com 45 recém-nascidos saudáveis. Observou-se que os níveis de vitamina D foram significativamente mais baixos no grupo com EOS, correlacionando-se com maior tempo de internação e níveis elevados de PCR (proteína C reativa). A área sob a curva ROC (Receiver Operating Characteristic) para vitamina D na predição de EOS foi 0,76, indicando sua relevância como marcador de risco. Conclui-se que a suplementação adequada de vitamina D durante a gravidez pode reduzir o risco de EOS.

Acesse o estudo completo pelo link: https://ijponline.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13052-024-01665-2

ginecologiasaúde endócrinosaude endocrinoboletim vitamina d ginecologia e obstetricia