Página inicial > Myralis Class > Artigos > boletim vitamina d | endocrinologia

Boletim Vitamina D | Endocrinologia

 

Associação entre saúde cardiovascular e vitamina D sérica e sua interação com pré-diabetes e diabetes

Este estudo examinou a relação entre os níveis de saúde cardiovascular (CVH), a vitamina D sérica e a incidência de pré-diabetes e diabetes em pessoas com mais de 20 anos. Entre os 19.992 participantes, 36,15% tinham pré-diabetes e 16,39% tinham diabetes. A baixa CVH e a deficiência de vitamina D foram associadas a um maior risco de desenvolver diabetes, com uma interação sinérgica observada entre esses fatores no desenvolvimento da doença, mas não no pré-diabetes. Embora o estudo seja observacional, sugere que melhorar o estilo de vida e os níveis de vitamina D pode ajudar a prevenir pré-diabetes e diabetes.

Acesse o estudo completo em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0002962924014149

 

Vitamina D e selênio para diabetes mellitus tipo 2 com tireoidite de Hashimoto: insights sobre dosagem e duração

No presente estudo é discutido a pesquisa de Feng et al., que analisou a eficácia da suplementação de selênio e vitamina D em pacientes com diabetes tipo 2 (DM2) e tireoidite de Hashimoto (TH). O estudo destacou melhorias significativas na função tireoidiana, nos anticorpos tireoidianos, nos níveis de glicemia e lipídios após a adição desses suplementos ao tratamento antidiabético. Com base nesses achados e na literatura atual, os autores recomendam a suplementação de 4000 UI/dia de vitamina D e 100-200 μg/dia de selênio por três a seis meses para pacientes com TH e DM2.

Acesse o estudo completo em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39192860/

 

Vitamina D e Sarcopenia em Idosos: Uma Revisão de Mecanismos e Estratégias Abrangentes de Prevenção e Tratamento

O artigo revisa como a vitamina D está relacionada à sarcopenia em idosos, uma condição caracterizada pela perda de massa e força muscular que aumenta o risco de quedas e fraturas. A deficiência de vitamina D é um fator de risco significativo para a sarcopenia, com muitos estudos mostrando uma associação entre baixos níveis de vitamina D e o aumento do risco da condição. A revisão sugere que a combinação de nutrição, exercícios e intervenções farmacológicas é eficaz para a prevenção e tratamento da sarcopenia e pede mais pesquisas para entender melhor os mecanismos moleculares da vitamina D e desenvolver estratégias de tratamento mais eficazes.

Acesse o estudo completo em: https://www.dovepress.com/vitamin-d-and-sarcopenia-in-the-senior-people-a-review-of-mechanisms-a-peer-reviewed-fulltext-article-TCRM

 

 

A prevalência de baixa vitamina D em atletas paraolímpicos de elite: uma revisão sistemática

O estudo revisou a prevalência e os fatores de risco associados à insuficiência de vitamina D em atletas paraolímpicos de elite. Foram analisados 10 estudos com 355 para-atletas, dos quais 43,2% apresentaram insuficiência de vitamina D e 28,1% deficiência, sendo a insuficiência mais comum no inverno (74,1%) do que no verão (57,1%). Atletas em cadeira de rodas e praticantes de esportes indoor foram os mais suscetíveis. O estudo conclui que há uma alta prevalência de insuficiência de vitamina D entre esses atletas, independentemente da estação, e ressalta a importância de medidas preventivas contínuas, como a suplementação de vitamina D.

Acesse o estudo completo em: https://sportsmedicine-open.springeropen.com/articles/10.1186/s40798-024-00756-y#citeas

 

Vitamina D e hipertensão: uma relação incerta na melhor das hipóteses

Estudos mostram que níveis mais baixos de 25-hidroxivitamina D estão relacionados a um maior risco de hipertensão. Meta-análises indicam que a cada aumento de 25 nmol/L em 25-hidroxivitamina D, o risco de hipertensão diminui em 7%. Além disso, a cada 10% de aumento na 25-hidroxivitamina D, há uma pequena redução na pressão arterial, com uma diminuição de 8% na probabilidade de desenvolver hipertensão. Esses resultados sugerem que a deficiência de vitamina D pode contribuir para a hipertensão e levantam questões sobre o potencial da suplementação para melhorar o controle da pressão arterial. 

Acesse o estudo completo em: https://academic.oup.com/ajh/advancearticleabstract/doi/10.1093/ajh/hpae114/7738549?redirectedFrom=PDF

 

endocrinologiaboletim vitamina ddprevsaúde endócrinoremarketing endocrinologia