Ícones: Resultados da pesquisa para Tireoide - Flaticon
Resultados da pesquisa para Vitamina d - Flaticon
Link do artigo: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC12362425/
A suplementação de vitamina D reduz a taxa de infecção e promove a cicatrização de feridas em pacientes com úlceras de pé diabético
Já é sabido que a vitamina D tem participação na regulação do sistema imunológico, porém, o quanto esta ação impacta em diferentes atividades orgânicas, ainda é desconhecido. Este ensaio clínico randomizado foi realizado com o objetivo de avaliar se a suplementação de vitamina D exerciam alguma ação na cicatrização de feridas e nas taxas de infecção de pacientes com pé diabético. O grupo controle contou com 60 participantes recebendo placebo e o grupo intervenção 60 pacientes recebendo 2.000ui de vitamina D por dia, durante 12 semanas. O grupo intervenção apresentou menor taxa de infecção em relação ao grupo controle, incluindo infecções mais intensas e com necessidade de hospitalização com significância estatística. A taxa de cicatrização das feridas também foi melhor no grupo intervenção em relação ao grupo placebo também com significância estatística. O grupo intervenção apresentou diminuição do tamanho da úlcera em 60% e no grupo placebo, a diminuição foi de 30%. Desta forma, a suplementação de vitamina D pode ser uma terapia adjuvante no tratamento de úlceras em pé diabético.
Referência: Gao YQ, Gao YH, Xing JH. Vitamin D supplementation reduces infection rate and promotes wound healing in patients with diabetic foot ulcers. World J Diabetes. 2025 Aug 15;16(8):108166. doi:10.4239/wjd.v16.i8.108166.
Link do artigo: https://link.springer.com/article/10.1186/s12887-025-05985-y
Efeito da suplementação de vitamina D sobre o estado inflamatório e sintomas comportamentais em crianças com transtornos do espectro autista: um ensaio clínico randomizado duplo-cego
O objetivo deste estudo foi avaliar se a suplementação de vitamina D, pelos seus efeitos anti-inflamatórios, teria alguma ação em alterações comportamentais de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Este ensaio clínico randomizado, paralelo e duplo-cego, contou com um braço placebo e um braço intervenção em que as crianças utilizaram 300ui/kg ao dia de vitamina D, por 15 semanas, com um total de 43 participantes. Na avaliação da pontuação total do questionário Real-Life Rating Scale for Autism (RLRS) houve diminuição, porém quando comparado entre os grupos, o p-valor foi de 0,165, não tendo significância estatística. Foram avaliados ainda marcadores inflamatórios como os níveis séricos de TNF-α (P < 0,001) e IL-37 (P = 0,004) que diminuíram significativamente. Desta forma, este estudo levanta a possibilidade de melhora de fatores inflamatórios em crianças com TEA, porém até o momento sem impacto nas alterações comportamentais destes pacientes.
Referencia: Ebrahimi H, Kazemi M, Jafari M, Hosseini S, Rahmani S. Effect of vitamin D supplementation on inflammatory status and behavioral symptoms in children with autism spectrum disorders: a double-blind randomized clinical trial. BMC Pediatr. 2025 Aug 8;25:615. doi:10.1186/s12887-025-05225-4.