Página inicial > Myralis Class > Artigos > melatonina em uso pediátrico

Melatonina em uso pediátrico

Os distúrbios do sono podem afetar entre 20% e 30% das crianças pequenas e incluem problemas para dormir (dissônias) ou fenômenos indesejáveis durante o sono (parassonias), como terror noturno e sonambulismo. Crianças com deficiências físicas ou de aprendizagem estão em maior risco de distúrbios do sono1. Os problemas de sono estão se tornando cada vez mais prevalentes em crianças, pois dados recentes descobriram que cerca de 50% das crianças de quatro a 12 anos têm diferentes problemas de sono. Distúrbios do sono co-ocorrem com transtornos psiquiátricos, incluindo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), doença do espectro do autismo (TEA), transtornos de ansiedade e transtorno depressivo maior. De acordo com um recente estudo nacional, meninos com TEA têm duas vezes mais probabilidade de TDAH comórbido, com prevalência em adolescentes brancos2.

A melatonina, um hormônio secretado pela glândula pineal no escuro, desempenha um papel importante na sincronização dos ciclos claro-escuro e na regulação do ritmo circadiano dos ciclos sono-vigília. A curva de resposta de fase humana à melatonina está cerca de 12 horas fora de fase com a curva de resposta de fase humana à luz. Consequentemente, a administração de melatonina exógena à tarde ou à noite antecipa o início do sono, enquanto a administração pela manhã atrasa o início do sono4.

Em uma revisão sistemática realizada por Bruni O, et al., (2010)1 e concluíram sobre a melatonina para a dissonia em crianças saudáveis pode ser mais eficaz para melhorar o tempo de início do sono, o tempo total de sono e a saúde geral em comparação com o placebo. A evidência de melhorias na dissonia com melatonina é ligeiramente mais forte em crianças com deficiências físicas, dificuldades de aprendizagem, epilepsia ou transtorno de déficit de atenção.

Na revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (RCT) publicada por Parvataneni T, et al., (2020)2 aferiram que pacientes com TEA e/ou TDAH apresentaram melhora no tempo total de sono, latência do sono e melhora do sono ininterrupto com melatonina, e aumentada pelo manejo combinado com melatonina e TCC. Houve melhora no comportamento externalizante e consequente melhora na qualidade de vida do cuidador. A melatonina é um medicamento bem tolerado e seguro na faixa de dose de 2-10 mg/dia na população infantil e adolescente. A eficácia e segurança foram comprovadas por RCTs duplo cego de curto e longo prazo.

McDonagh MS, et al., (2019)3 escreveram uma revisão sistemática e foi concluído que a melatonina é útil para melhorar alguns resultados do sono para crianças com distúrbios do sono a curto prazo, particularmente aquelas com TEA comórbido e distúrbios do neurodesenvolvimento em curto prazo. Crianças com atraso crônico no início do sono e adolescentes podem se beneficiar menos.

Em uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados publicada por Wei S, et al., (2020)4 escreveram que a melatonina foi eficaz e tolerável no tratamento de crianças e adolescentes com insônia no início do sono. A maioria dos eventos adversos da melatonina foram leves a moderados, mas também ocorreram eventos adversos graves. No entanto, devido ao pequeno tamanho da amostra e curto prazo de acompanhamento dos estudos incluídos, ainda são necessárias mais pesquisas sobre a eficácia e segurança da melatonina, especialmente em adolescentes com insônia no início do sono.

Referências bibliográficas

  • Bruni O, Novelli L. Sleep disorders in children. BMJ Clin Evid. 2010;2010:2304. Published 2010 Sep 27.
  • Parvataneni T, Srinivas S, Shah K, Patel RS. Perspective on Melatonin Use for Sleep Problems in Autism and Attention-Deficit Hyperactivity Disorder: A Systematic Review of Randomized Clinical Trials. Cureus. 2020;12(5):e8335. Published 2020 May 28.
  • McDonagh MS, Holmes R, Hsu F. Pharmacologic Treatments for Sleep Disorders in Children: A Systematic Review. J Child Neurol. 2019;34(5):237-247.
  • Wei S, Smits MG, Tang X, et al. Efficacy and safety of melatonin for sleep onset insomnia in children and adolescents: a meta-analysis of randomized controlled trials. Sleep Med. 2020;68:1-8.

 

 

saúde mentalsaúde infantil pediatria